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NOC (Administração e Monitoração)

A administração e monitoração do ambiente de T.I. será realizada pelo NOC (Network Operations Center) da Easy.
O NOC é um serviço 24 x 7 que tem a responsabilidade de administrar e manter disponível e operacional o
ambiente de T.I., além de escalar em caso de necessidade o suporte on-site a software (SWS) e/ou
equipes de T.I. do cliente, fornecendo alto nível de resposta/solução e confiabilidade de informações, com o
objetivo de proatividade no atendimento, identificando degradações que culminem em incidente.



Escopo de atividades previstas - NOC

  • A Monitoração PROATIVA REMOTA consiste em recebimento de mensagens de alertas de falhas e eventos da INFRA ESTRUTURA DE TI e demais serviços relacionados através de conexão segura (VPN Site-to-Site).
  • A utilização da VPN será acompanhada quanto à sua disponibilidade e desempenho, podendo ser necessário, desde que validado pelo Cliente (viabilidade de custos e técnica), a instalação de um link de dados dedicado.
  • Acionamento automático da equipe de SWS Easy (Suporte a Software) para intervenção remota ou local em incidentes potenciais (problemas de desempenho ou análise de logs com erros não críticos) ou incidentes (erros e indisponibilidades) dos softwares que fazem parte do escopo desta proposta.
  • Acionamento dos grupos de solução e/ou fornecedores (E-Mail, Links, Internet,etc) em caso de alertas e incidentes críticos que não estejam no escopo de trabalho das equipes Easy (conforme procedimento operacional e SLA's acordados com o Cliente).
  • Emissão de relatórios periódicos de disponibilidade, desempenho, capacidade, ocorrências e comportamento geral dos dispositivos monitorados (mensal)
  • Fornecimento de Diário de Bordo com as principais ocorrências do dia.
  • Através da análise dos relatórios acima, serão avaliadas e sugeridas melhorias no ambiente de TI visando maximizar o desempenho e a disponibilidade deste.






Serviços e dispositivos que podem ser Monitorados

Monitoração do Hardware. Os dados monitorados são:

  • Disponibilidade do equipamento
  • Falha de Fonte
  • Falha de Fan
  • Falha de processador
  • Erros de memória
  • Falhas de disco
  • Falhas de Controladoras (Smart, SCSI, Fibra)

Monitoração do Sistema Operacional. Os dados monitorados são:

  • File System: Monitoração da utilização das partições existentes no servidor.
  • Memória: Monitoração da utilização de memória Física, Swap e Total.
  • CPU: Monitoração da utilização de cada CPU do servidor e o Total.
  • Processos: Verificação se um processo específico está ou não sendo executado.
  • Serviços: Verificação se um serviço específico está ou não sendo executado.
  • Arquivos: Monitoração do tamanho de arquivos específicos como arquivos de log.
  • Job: Monitoração da quantidade de processos e consumo de CPU de um determinado Job.
  • Filas de Impressão: Monitoração da quantidade de impressões na fila de impressão.
  • Registry: Verificação se o valor de uma chave específica foi alterado.
  • Event Viewer: Monitoração dos eventos gerados do servidor.

Monitoração da infraestrutura de rede e links

  • Dispositivos de rede em geral (Switch, Router, etc): Monitoração de tráfego de dados, funcionamento do hardware e disponibilidade.
  • Links: Monitoração de tráfego de dados e disponibilidade.
  • Appliances (Firewall, Proxy, Balanceamento de rede, entre outros) depende de compatibilidade com o software de monitoração.
  • Monitoração proativa, correlação de eventos, análise de causa principal, tendências, emissão de relatórios dos recursos, testes de tempo de resposta.
  • Plataformas suportadas: redes de Camada 2 e Camada 3, inclusive LANs, WANs, conexões com fio, conexões sem fio, redes físicas e virtuais, e os serviços de tecnologia e IP relacionados.